Ouvir música ajuda na produtividade?

Quem não gosta de ouvir música não sabe o que perde. Eu por exemplo, passo a maior parte do meu dia com os fones nos ouvidos a ouvir música....

Quem não gosta de ouvir música não sabe o que perde. Eu por exemplo, passo a maior parte do meu dia com os fones nos ouvidos a ouvir música. Por acaso, estou agora a  escrever este post a ouvir música.
Pessoalmente conheço várias pessoas que ouvem música enquanto trabalham, seja para relaxar ou para melhorar o foco. A questão aqui é: será que ouvir música ajuda ou atrapalha?


Existe uma hipótese recente de que a música está relacionada a um antigo comportamento de sobrevivência. Ela  baseia-se numa experiência realizada com 96 crianças, com cerca de 4 anos, que revelou que as crianças são mais colaborativas após cantarem e dançar juntas. Como somos animais sociais, que dependem do trabalho em grupo, esse estudo dá à musica um papel importante na sobrevivência da espécie.

E o que isso tem a ver com produtividade? Bem, o nosso cérebro liberta dopamina neurotransmissor, que causa prazer quando realizamos algum comportamento de sobrevivência. E por isso, também liberta dopamina quando ouvimos musica.

Além disso o cérebro também nos recompensa quando conseguimos antecipar alguma coisa - sim ele prevê o futuro que também é um comportamento importante para a sobrevivência. Como as músicas possuem métricas e harmonias comuns, o nosso cérebro consegue antecipar muitos sons e acaba por dar recompensas.

■  A música causa prazer. Isso melhora o humor, relaxa a musculatura, diminui a ansiedade e mais uma porção de coisas que, teoricamente, melhora a produtividade. A música consome bastante processamento cerebral. O nosso cérebro processa todos dados que chegam através dos sensores (olhos, língua, ouvido, etc e com a música não é diferente. Quando ouvimos música, as áreas do córtex cerebral relacionadas à linguística e à resolução de problemas lógicos são ativadas e isto pode atrapalhar certas tarefas.  Imagina que estas a conversar com alguém e escreves uma mensagem ao mesmo tempo. Sabes que vais confundir-te. Pode ser que o mesmo aconteça se estiveres a ouvir musica e a escrever uma mensagem.

■  A música torna processamento cerebral, especialmente de áreas do córtex relacionadas à linguística e à resolução de problemas, que pode piorar o desempenho de certas tarefas.


A música ajuda ou não? Depende. Depende da combinação entre a música e a tarefa.


Músicas mais adequadas para cada tarefa:

Para realizar tarefas simples, como conduzir, empilhar caixas, arrumar o escritório, a música ideal é aquela que mais gostas. Aquela que cantas no chuveiro. Esse tipo de música vai aumentar o nível de dopamina no teu organismo e garantir todos os benefícios desse neurotransmissor.
Cuidado com as tarefas que envolvem escrita, leitura, etc. Para essas tarefas complexas a música ideal são aquelas relaxantes. O nosso cérebro está sempre a tentar antecipar eventos e o mesmo vale para a musica gêneros que tenham repetições e poucos vocais, como música eletrônica ou alguns tipos de jazz, que tomam menos esforço cerebral, deixando mais capacidade para processar a tarefa.

Também podes gostar de

0 comentários

Flickr Images